Saltar os Menus

Folhetos de Espectáculos com cariz social/benemérito | Exposição Virtual | 24 de setembro a 29 de outubro.

 

Associando-se às JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2021 (de 24 de setembro a 3 de outubro) com a temática Património Inclusivo e Diversificado, o Arquivo Distrital de Castelo Branco disponibiliza Exposição virtual com alguns folhetos/cartazes publicitários de espectáculos realizados com objetivos solidários.

Os documentos pertencem ao Fundo do Governo Civil de Castelo Branco (PT/ADCTB/ACD/GCCTB)

 

 


 

Documento 1 – Teatro de Castelo Branco, RÉCITA DE BENEFICÊNCIA, “… O produto líquido dos espectáculos reverte em auxilio das crianças pobres da Escola Central Feminina …”. 1938.

 

 

Documento 2 – Teatro de Castelo Branco, Sarau de Arte promovido pelos Alunos do INSTITUTO DE SANTO ANTÓNIO, a favor do “Dispensário de Puericultura do Dr. Alfredo Mota” e do “Jardim-Escola João de Deus”. 1938.

 

 

Documento 3 – Teatro de Castelo Branco, Sarau dramatico e musical promovido pela Ex.ma Senhora Directora e Alunas do Colegio de Nossa Senhora de Fatima em festa comemorativa do aniversario do mesmo Colegio”, EM BENEFICIO DOS POBRES PROTEGIDOS PELA MOCIDADE PORTUGUEZA”. 1939.

 

 

Documento 4 – Teatro de Castelo Branco, Sarau dramático e musical promovido pela Directora e Alunas do Colégio de Nossa Senhora de Fátima em festa comemorativa do aniversário do mesmo Colégio, em benefício do Dispensário Anti-Tuberculoso desta cidade. 1940.

 

Documento 5 – Teatro de Castelo Branco, GRANDIOSA RÉCITA DE BENEFICENCIA ORGANIZADA POR UM GRUPO DE RAPAZES DA JUVENTUDE CATÓLICA”, “NOTA – O prêço de cada entrada é acrescido de $50 para as vitimas do ciclone. 1941.

 

 

Documento 6 – Cine-Teatro Vaz Preto, récita em beneficio das obras de assistência da “Juventude Católica Masculina de Castelo Branco”. [1942].

 

 

Documento 7 – Cine-Teatro Vaz Preto, 2 Sessões de cinema para angariar fundos para a “Cantina Escolar de Castelo Branco”, “… as crianças mais pobres, que frequentam as escolas primárias, ser-lhe-á servida uma sopa diária. …”. [1942].

 

 

Documento 8 – Peça de teatro ligeira “LOBOS DO MAR” pela Companhia Rentini, A EMPRESA RENTINI bastante grata com a Briosa Corporação dos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CASTELO BRANCO, oferece 30% da sua receita total da bilheteira auxiliando a aquisição da nova AUTO-MACA”. 1943.

 

 

Documento 9 – Teatro de Castelo Branco, Espectáculo (Opereta “FLOR DO MONDEGO”, Jazz “OS BEIRÕES”, Variedades) organizado por um grupo de estudantes em benefício do “Lactário” de Castelo Branco. 1943.

 

 

Documento 10 – Parque da Cidade, Festival DO VESTIDO DE CHITA – INICIATIVA DO JORNAL DE NOTÍCIAS do Porto”, “… A receita apurada dos festivais reverterá em benefício do Asilo Distrital de Infância Desvalida e do Dispensário de Puericultura do Dr. Alfredo Alves da Mota. …”. 1944.

 

 

Documento 11 – Terrenos anexos a Nossa Senhora de Mércules, Grandes Festejos Populares (alvorada, barracas de “kermesse e tombola”, arraial, fogo preso, corrida de burros, etc), “… producto destas festas reverte a favor das Casas de Beneficência de Castelo Branco …”. 1948.

 

 

Documento 12 – Campo de Futebol “VALE DO ROMEIRO” jogo de Futebol entre as equipas “Solteiros” e “Casados” para angariação de fundos a entregar ao futebolista João dos Santos Pires que se encontra com “… doença muito grave …”. 1949.

 

 

Documento 13 – Campo de Futebol “VALE DO ROMEIRO” jogo de Futebol entre as equipas “Associação Desportiva de Castelo Branco” e “Mixto Lisboeta” a receita reverte a favor do “… ex-jogador de futebol albicastrense, o tão popular «mulato» João Pires …”. 1950.

 

 

Documento 14 – Campo de Futebol “VALE DO ROMEIRO” jogo de Futebol entre as equipas Saudade e Mixto (composta por antigos jogadores albicastrenses) a receita reverte a favor Armando dos Santos “Chana” “… popular guardião albicastrense …” que se encontra “… gravemente doente …”. 1951.

 

 

Documento 15 – Cine-Teatro Avenida, MATINÉE INFANTIL DAS CRIANÇAS DAS ESCOLAS DE CASTELO BRANCO A FAVOR DA SUA CANTINA. 1955.

 

 

Documento 16 – Cine-Teatro Avenida, peça de teatro A VOLTA” pela Companhia Amélia Rey Colaço e Robles Monteiro,… uma récita cuja receita se destina, integralmente, ao Hospital de Castelo Branco …. 1956.

 

 

Documento 17 – Cine-Teatro Avenida, Espetáculo da “ORQUESTRA TÍPICA ALBICASTRENSE”, sob a direção de Eugénia Lima, em benefício da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco”. 1957.

 

 

Documento 18 – Parque da Cidade, Sarau Recreativo (Documentários, Filme e Orquestra Típica Albicastrense) para “… AJUDAR A CONSTRUIR A NOVA IGREJA de Nossa Senhora de Fátima …” (Redentoristas) – Castelo Branco. 1958.

 

 

Documento 19 – Cine-Teatro Avenida, Sarau com o “ORFEON ACADÉMICO DE COIMBRA”, sob a regência do Maestro Dr. Raposo Marques, a receita “… será entregue ao JARDIM – ESCOLA JOÃO DE DEUS, de Castelo Branco, em benefício da sua Cantina Escolar. …”.[1959].

 

 

Documento 20SARAU DE DESPEDIDA DO CURSO LICEU NACIONAL DE CASTELO BRANCO / 1961 – 1962, “… A FAVOR DAS FAMÍLIAS POBRES DOS SOLDADOS QUE LUTAM EM ANGOLA …”. 1961.

 

 

Última Actualização: 29 de Setembro de 2021