8 de Setembro de 2026
Sessões de esclarecimento sobre a elaboração de Planos de Preservação Digital (PPD) – calendário
No âmbito da publicação da Portaria n.º 112/2023, de 27 de abril, que estabeleceu a obrigatoriedade de implementação de um Plano de Preservação Digital nas entidades da Administração Local, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) pretende realizar um conjunto de sessões de esclarecimento sobre o tema em epígrafe, em várias regiões do país, entre 11 de setembro e 6 de outubro.
Estas sessões têm como objetivos esclarecer como devem ser elaborados e implementados os Planos de Preservação Digital, em articulação com outros processos e instrumentos de Gestão da Informação da Administração Local.
As sessões destinam-se principalmente aos profissionais das áreas dos Sistemas e Tecnologias da Informação e da Gestão da Informação / Arquivística, bem como aos dirigentes e responsáveis de serviços das referidas entidades.
Estas reuniões técnicas sucedem-se a outras que a DGLAB já realizou em diversos pontos do país, este ano.
As inscrições são gratuitas. A confirmação da presença deve ser indicada até dois dias úteis da realização da sessão pretendida, com indicação do nome e respetivas funções dos representantes da Administração Local, para o email lurdes.almeida@dglab.gov.pt .

