Saltar os Menus

Leitura e Referência

O Serviço de Leitura e Referência funciona de segunda a sexta-feira das 9H00 às 12H15 e das 13H30 às 16H45.

Qualquer cidadão, devidamente identificado e mediante o registo no CRAV (Consulta Real em Ambiente Virtual), pode consultar gratuitamente o espólio documental do Arquivo. Não existem restrições à comunicabilidade e reprodução de documentos, salvo nos casos em que a lei assim o determine, por terem um carácter reservado ou por exigências resultantes do estado de conservação das espécies documentais.

 6-ADCTB-Sala de Leitura-DSC_1069

A consulta presencial de documentos é feita obrigatoriamente na sala de leitura e está apenas condicionada pelo seu estado de conservação ou por restrições de ordem jurídica, nomeadamente a relativa à divulgação de dados pessoais.

Podem ser livremente consultados na sala de leitura todos os instrumentos de descrição e pesquisa, produzidos pelo arquivo.

Na sala de leitura está à livre disposição do investigador uma pequena biblioteca de referência, complementada maioritariamente por estudos genealógicos e monografias de interesse local, bem como instrumentos de descrição oferecidos por outros arquivos.

As regras do seu funcionamento estão estabelecidas em Regulamento de Serviços Em-linha e Presenciais (aprovado por Despacho do Diretor-geral da DGLAB de 4 de julho de 2022 e às Regras para manuseamento das espécies naquela sala.

 

Última Actualização: 5 de Setembro de 2022